B3 dá cursos online e gratuitos sobre investimentos e finanças pessoais para iniciantes

A B3 – Bolsa, Brasil e Balcão oferece periodicamente cursos presenciais, online e in company sobre o mercado financeiro.

Cursos online

Mas muitos desconhecem que há cinco cursos online da B3 que são gratuitos, voltados principalmente para novos investidores.

Portanto, quem deseja começar a investir no próximo ano, ou mesmo aprender mais, deverá se inscrever logo.

Não há nenhuma restrição para se inscrever nesses cursos. Além disso, é possível participar dos cursos de qualquer lugar e em qualquer horário, através do site da B3.

Após o fim do curso, a B3 emite certificado de conclusão.

Cursos online e gratuitos da B3

A Bolsa: Seus Ambientes e Mercados – apresenta a Bolsa, os ambientes do Mercado Financeiro nos quais ela está inserida, e os mercados por ela administrados. Ao término do curso o aluno terá uma visão introdutória de quem são e quais os papeis das instituições que compõem o Sistema Financeiro Nacional, de como funciona a B3 nas etapas de pré-negociação, negociação e pós-negociação, e dos principais conceitos e serviços oferecidos pela Bolsa nos mercados de ações, renda fixa, câmbio, derivativos, e fundos de investimento.
Como Investir no Tesouro Direto – conheça as principais diferenças entre os mercados de renda fixa e renda variável, o que é o Tesouro Direto e as principais características dos títulos públicos, como alternativa para seus investimentos. Veja como é fácil comprar e vender esses títulos e o passo a passo para se tornar um investidor. Aprenda a acompanhar os resultados dos títulos públicos e conheça os custos e tributação que incidem nos investimentos.
Finanças Pessoais e Investimentos em Ações – o objetivo do curso é discutir os princípios do planejamento financeiro e sua importância para alcançar objetivos. Apresentar alternativas de investimento explicando o funcionamento da Bolsa e do mercado de ações.
Guia de Investimentos em Renda Fixa – desenvolvido para que você saiba o que considerar ao investir em renda fixa. Nessa trilha de conteúdos você conhecerá quais os principais títulos de renda fixa e como compará-los, as formas de remuneração, taxas, impostos e os riscos desse investimento.
Mercado de Ações – apresenta os conceitos que envolvem o mercado de ações e de fundos listados da B3 e como são negociados.

Ano novo, vida nova

É comum nessa época que as pessoas façam promessas para o ano seguinte, como emagrecer e poupar dinheiro.

Contudo muitos planos são abandonados ao longo do caminho, ou nunca saem nem sequer do papel.

Assim como se recomenda o auxílio profissional para iniciar uma dieta, o ideal é que se aprenda antes de investir.

O mercado de ações, por exemplo, apresenta diversos riscos. Sem conhecimento, o retorno dos investimentos no médio e longo prazos será provavelmente prejudicado.

Até o momento, o Ibovespa – indicador do desempenho médio das ações listadas na B3 – subiu 24,84% em 2017. Já as aplicações na poupança, conforme as novas regras da Lei nº 12.703, de 2012, renderão neste mês 0,43%.

Posts relacionados

Comentários no Facebook