Em cinco dias, a Lei do Pequeno Investidor conta com quase três mil apoios para virar um projeto de lei.
A ideia legislativa foi a que mais recebeu apoios nos últimos dias. Assim, já figura hoje entre as mais populares no Senado Federal.
Contudo, ainda faltam muitos apoios a fim de alcançar o número necessário, o equivalente a 20 mil. Se ainda não votou, acesse aqui:
https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=131237
Mas, além de apoiar, é preciso compartilhar a ideia e pedir apoio nas redes sociais.
Apoio à LPI
Felizmente, muitas pessoas compreenderam a importância de tornar a legislação tributária mais justa, e estão divulgando também essa ideia legislativa. Agradeço a todos que apoiaram e divulgaram a ideia.
Nos últimos dias, recebi muitas publicações nas redes sociais sobre a LPI, comentários positivos e novas ideias surgiram. Uma dessas ideias legislativas que vieram à tona é a de estender a isenção tributária para a alienação de ETF. Recomendo que adotem também essa ideia legislativa em votação:
https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia?id=131454
Discutir sobre finanças não é uma tarefa fácil, e mais difícil ainda parece ser tratar da legislação tributária. Entretanto, não são assuntos que deveria se evitar, porque afetam diretamente tanto o futuro quanto o bem-estar presente das pessoas.
A “Lei do Pequeno Investidor”
A Lei do Pequeno Investidor pretende aumentar o limite mensal de isenção de IR no ganho de capital em ações. A LPI vai criar esse limite para a hipótese de FII, que não existe.
Como destacado, a discussão do tema no Congresso poderá criar outros benefícios para diminuir os entraves para investir.
A ideia legislativa proposta poderá tornar então o mercado brasileiro mais forte e popularizar os investimentos mais rentáveis.
Atualmente, a poupança é o investimento mais popular entre os brasileiros, embora seja incapaz de repor até mesmo a inflação.
Observa-se também que a maior parte das pessoas físicas na bolsa é de pequenos investidores.
Em 2019, muitas sugestões apresentadas se transformaram em projetos. É o caso, por exemplo, do PL 2.279/2019, que tornará obrigatória a utilização de material biodegradável na propaganda eleitoral impressa. Todavia, muitas ideias legislativas importantes naufragaram por falta do número de apoios necessários. Portanto, é fundamental manter a divulgação até alcançarmos 20 mil apoios.