Quem compôs o toque do celular da Nokia? O toque foi registrado como marca no Brasil?

Quem não se lembra do toque padrão do celular da Nokia?

Celular da Nokia

A Nokia popularizou a partir de 1994 uma canção de um talentoso compositor, contudo, desconhecido para a maioria das pessoas. O toque se transformou em um dos ícones da cultura tecnológica, o “Nokia Tune”. Mas, quem é o autor do toque do celular da Nokia? A legislação brasileira permite o registro de uma marca sonora?

Celular da Nokia

A Nokia Corporation é uma empresa finlandesa fundada em 1865. Originalmente, a empresa se dedicou à produção de papel. E, ao longo dos anos, multiplicou as atividades, sobretudo no ramo de telecomunicações, desde o surgimento do telefone.

No entanto, a Nokia ficou famosa, principalmente no Brasil, pela produção de aparelhos celulares. Desde meados da década de 1990, a Nokia tornou-se então uma multinacional com presença global.

Em 1998, e por mais de uma década, a Nokia foi a líder mundial de vendas de telefones celulares. Na época, os consumidores buscavam ainda um aparelho para trocar mensagens, além, é claro, de ligar e receber chamadas.

Aliás, durante esse período é que a Nokia lançou a série 3310, a mais conhecida até hoje. Famosa por ser “indestrutível”, logo virou febre. Além disso, continha uma bateria que durava por vários dias, vibracall e o famoso jogo da “cobrinha”. Sem falar do toque padrão… “tan-nan-nan-nan tan-nan-nan-nan-naaan”!

Em qualquer lugar, na aula, na rua, no velório ou no cinema, ouvia-se o toque da Nokia.

Nokia 3310

Assim, o Nokia 3310 virou “o celular da Nokia”.

Entretanto, aos poucos, a Nokia cedeu espaço para outras marcas, como Apple, Samsung, Motorola e LG, que passaram a dominar o mercado.

Após uma negociação frustrada da divisão de celulares com a Microsoft, recentemente, em 2017, a marca voltou ao mercado. E adivinha qual modelo foi relançado pela empresa?

O toque do celular da Nokia

O famoso ringtone da Nokia, o Nokia Tune, é o trecho de Gran Vals, “Grande Valsa”, em tradução livre. A canção foi composta por Francisco Tárrega, em 1902. Tárrega é um compositor espanhol, autor também de La Traviata, Capricho Arabe e Lagrima.

Obviamente, Francisco Tárrega jamais usou um celular, pois morreu em 1909. Porém, segundo estimativas de Julian Treasure, em 2009, a “melodia da Nokia” era tocada 1,8 bilhão de vezes por dia.

Dessa forma, o Nokia Tune é, além do símbolo da empresa, uma poderosíssima, e gratuita, ferramenta de marketing.

É possível registrar uma marca sonora no Brasil?

Apesar de ser reconhecidamente uma marca sonora da Nokia, Nokia Tune nunca foi registrada no Brasil como uma marca. Isso porque não é um sinal visualmente perceptível.

É o que estabelece o artigo 122 da Lei nº 9.279, de 1996, a Lei da Propriedade Industrial. No Brasil, conforme esse dispositivo legal, são suscetíveis de registro como marca apenas os sinais distintivos visualmente perceptíveis.

Posts relacionados