Antípoda: informações sobre o blog e o autor

Antípoda

Antípoda é o blog pessoal do advogado Maurício Veloso Queiroz (OAB/SP 326.730), criado em janeiro de 2017.

O blog possui três assuntos principais, objeto da pesquisa do autor: consumo, finanças e tecnologia.

A princípio, os temas tratados no blog parecem estar distantes um do outro, como pontos “antípodas”. Mas, na realidade, há uma interseção muito clara entre os assuntos, que formam parte das teorias da sociedade pós-moderna, que buscam interpretar as mudanças de uma época e o fim das ideias e técnicas da história moderna.

Apesar da diversidade dessas teorias, que, aliás, emergiram de diferentes campos da ciência – inicialmente das Artes – todas essas teorias apresentam um mundo cada vez mais intenso, globalizado e cibernético.

Assim, a sociedade pós-moderna é construída por dois atores principais: o acionista e, sobretudo, o consumidor. E nada escapa então do mercado cibernético de consumo e financeiro.

A Internet exerce um papel central na sociedade pós-moderna e está moldando o modo de civilização. O consumo se tornou uma compulsão por descartar e substituir, que não poupa nem sequer os bens ditos “duráveis”, que têm atualmente uma vida relativamente curta. A efemeridade torna igualmente a existência das pessoas imediatista e sem planejamentos.

Ironicamente, o que construiu o capitalismo, o tipo clássico de capitalismo em que se almejava acumular riquezas, como concebido por Max Weber, se tornou agora incoerente para o mercado.

Dados do blog

No mês de outubro de 2018, o blog obteve 10.011 page views, uma média de cerca de 323 visualizações diárias. Foram 8.527 usuários únicos nesse mês, dos quais 476 são frequentes.

3 a cada 4 visualizações do blog são orgânicas, ou seja, são de pessoas que buscam informações no Google. 1 a cada 10 pessoas encontram o blog através de redes sociais, como o Facebook.

Para receber as atualizações do blog, acesse a página do Antípoda no Facebook (clique aqui).

Sobre o autor

Antípoda Maurício Veloso Queiroz

O autor formou-se em Direito na Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes. É Mestre em Direito da Sociedade da Informação pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU.

Retorne ao Início (clique aqui)