Qual deve ser a qualidade mínima da velocidade da internet?

Será que o seu provedor fornece a qualidade mínima da velocidade da internet? O que é banda larga? Quem é que regula a velocidade da internet? Quais são os limites mínimos fixados na norma brasileira? Como medir a velocidade da conexão da internet?

Velocidade da internet

Entenda qual deve ser a velocidade mínima da sua banda larga, faça um teste rápido e gratuito.

O nascimento da Internet no Brasil

Em 06 de junho de 1995, publicou-se a Portaria nº 148, de 1995, do então Ministério das Comunicações. A norma é a “certidão de nascimento” da Internet no Brasil, pois autorizou o seu uso comercial.

Antes, o serviço de internet era restrito a alguns poucos órgãos governamentais e instituições de ensino.

A conexão banda larga

Apesar da autorização, há mais de vinte anos, a banda larga no País é ainda restrita, segundo Santiago Gutierrez. O presidente da World Information Technology and Services Alliance – Witsa afirma também que o crescimento do produto interno bruto – PIB está relacionado ao aumento da oferta da banda larga.

Desde 2015, nos Estados Unidos, banda larga se refere a 25 megabytes por segundo – MBPS de velocidade de download. No Brasil, a banda larga se refere comumente como antônimo de conexão discada, limitada a 56 kilobytes por segundo – Kb/s. Da mesma forma, a banda larga é diferente do serviço de internet móvel.

Uma reportagem publicada em 2010 pela Revista Galileu continua atual: a banda larga no Brasil é cara e ruim. Em 2015, a Proteste entrou com ação civil pública contra Claro/NET, Vivo, Oi e TIM, em razão da má qualidade da banda larga ofertada.

A propósito, entre as três empresas mais reclamadas em 2016, segundo o Procon de São Paulo, duas fornecem o serviço de internet aos seus clientes: CLARO/NET/EMBRATEL e VIVO/TELEFÔNICA.

A regulação da velocidade da internet

Para muitos especialistas, o ambiente regulatório do serviço de internet é fraco no Brasil.

Além de uma legislação anódina, cujo marco é a Lei nº 12.965, de 2014, a agência reguladora foi notoriamente incapaz de estabelecer na prática um padrão mínimo de qualidade do serviço fornecido.

A Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel regulou a qualidade da velocidade da internet na Resolução nº 574, de 2011.

Há uma tolerância imensa quanto à qualidade da prestação do serviço de banda larga.

A resolução prevê que das dez até as vinte e duas horas, a prestadora deve garantir ao usuário:

  • Uma velocidade instantânea de no mínimo 40% da velocidade contratada, e;
  • Em média mensal, a velocidade nesse horário não pode ser inferior a 80% da velocidade contratada.

Assim, se a velocidade contratada de download é de 30 MBPS, a velocidade instantânea deve ser de pelo menos 12 MBPS. No mesmo exemplo, a velocidade média mensal deve ser de 24 MBPS.

A Resolução nº 574/2011, trata de outros indicadores de qualidade, como a latência, e não apenas da velocidade mínima.

Como medir a velocidade do serviço de internet?

A resolução da Anatel dispõe que o provedor é obrigado a fornecer ao usuário um software para medir a velocidade da internet, além de uma cartilha com informações sobre como utilizá-lo.

Se o seu provedor não forneceu software ou informações para medir a velocidade, é possível ainda assim realizar um teste. Vários sítios disponibilizam essa ferramenta, como o Teste Copel e o TecMundo, sem a necessidade de instalação de nenhum programa.

Em geral, os teste indicam apenas a operadora, velocidade de download, upload e a latência (jitter), muito embora a Anatel exija mais dados. De todo modo, após o resultado, basta compará-lo com as velocidades contratadas.

Por fim, ressalte-se que é importante verificar igualmente a latência e a perda de pacote, conforme a resolução. Sem o cumprimento desses indicadores, a qualidade da conexão torna-se também deteriorada.

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