Dez maiores produções de Hollywood sobre finanças, bancos e mercado de ações

Hollywood realizou diversas produções sobre finanças, sobretudo a partir da década de 1980.

Wall Street e Hollywood

Wall Street é um “personagem” recorrente em todas as produções sobre o mercado financeiro de Hollywood, muito embora quase sempre seja o vilão, ou mesmo o palco de psicopatas e ambiciosos, como em Psicopata Americano (2000).

Filmes Wall Street

Após a crise de 2008, a maior desde a crise de 1929, os filmes e documentários com Wall Street se multiplicaram.

IMDb

O Internet Movie Database – IMDb é um banco de dados que reúne informações sobre música, cinema, televisão e jogos.

Fundado em 1989, moveu-se em 1993 da Usenet para a ainda “promissora” World Web Wide – WWW.

E, de um projeto voluntário, em 1996, o IMDb se transformou em um empreendimento genuinamente comercial. Atualmente, pertence à Amazon. É o 40º sítio eletrônico mais acessado do mundo, de acordo com Alexa (outro serviço da Amazon).

Além das informações, o IMDb classifica filmes, para ilustrar, com as notas dadas pelo público, entre uma a dez estrelas.

Por exemplo, o melhor filme da lista, Um Sonho de Liberdade (1994), possui 9,3 estrelas. Um dos vencedores do Framboesa de Ouro de 2017, Batman vs. Superman: A Origem da Justiça (2016), tem 6,6 estrelas.

O número de estrelas varia à medida que o público vota, os dados acima são de janeiro de 2018.

O espectador que se inscrever ou utilizar as redes sociais pode classificar no IMDb os filmes e documentários que assistiu.

Hollywood

Apesar da oscilação das notas, o IMDb elencou as maiores produções de Hollywood sobre finanças, bancos e mercado de ações:

10º – Grande Demais para Quebrar (2011 TV Movie)

Crônica da crise financeira de 2008. O enredo é centrado no ex-secretário do Tesouro, Henry Paulson.

William Hurt, vencedor do Oscar, faz parte do elenco. O filme é uma das referências da série Mr. Robot: Sociedade Hacker (TV Series 2015-).

9º – Enron: Os Mais Espertos da Sala (2005)

Indicado ao Oscar de Melhor Documentário.

Aborda a – até então – 7ª maior companhia americana, a maior companhia de energia do mundo, suas práticas comerciais corruptas e como elas levaram à sua falência.

8º – Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme (2010)

Sequência de Wall Street: Poder e Cobiça (1987), o filme prossegue com a história de Gordon Gekko, um especulador de Wall Street absolutamente ganancioso, interpretado por Michael Douglas, duas vezes vencedor do Oscar.

Donald Trump faz uma participação especial no filme. Porém é o filme que possui a menor nota entre os dez primeiros da lista do IMDb, 6,2 estrelas.

7º – Margin Call – O Dia Antes do Fim (2011)

Outro filme sobre a crise financeira de 2008. Acompanha as pessoas de um banco de investimento, durante os estágios iniciais da crise.

O filme tem vencedores do Oscar no elenco, Kevin Spacey e Jeremy Irons.

6º – Trocando as Bolas (1983)

É o mais antigo da lista, e indicado ao Oscar, estrelado por Eddie Murphy e Dan Aykroyd, dois ícones da década de 1980.

Eddie Murphy
Eddie Murphy

A comédia retrata um investidor esnobe e um ator de rua alegre que invertem os seus papeis, como parte de uma aposta entre dois milionários.

5º – A Grande Aposta (2015)

Mais um filme sobre a crise do subprime, o mais recente da lista, com Christian Bale, Steve Carell, Ryan Gosling e Brad Pitt.

Investidores preveem o colapso da bolha de crédito imobiliário e decidem apostar contra os grandes bancos. Vencedor do Oscar.

4º – O Primeiro Milhão (2000)

Um jovem tenta recuperar o alto padrão de vida familiar. Obtém um emprego como corretor em uma empresa de investimentos suburbana, o que o coloca no caminho mais rápido para o sucesso. Mas o trabalho pode não ser tão legítimo como parecia ser.

O título original, Boiler Room, faz referência  a um esquema fraudulento de venda de ações chamado “boiler-room operation“. Nesse esquema, o corretor menciona apenas os aspectos positivos do investimento, e tenta vender o ativo de modo emocional, sem mencionar riscos.

3º – Trabalho Interno (2010)

É outro documentário sobre a crise de 2008, vencedor do Oscar de Melhor Documentário.

Matt Damon é responsável pela narração. Da lista das dez maiores produções sobre finanças de Hollywood, é a produção com a maior nota no IMDb.

2º – O Lobo de Wall Street (2013)

Baseado na história real de Jordan Belfort, um rico agente de ações que vive uma vida sem restrições financeiras até a sua queda, em razão de crimes contra o mercado financeiro.

Indicado a cinco estatuetas do Oscar, com Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, Margot Robbie e Matthew McConaughey.

1º – Wall Street: Poder e Cobiça (1987)

Um corretor de bolsa jovem e impaciente, interpretado por Charlie Sheen, está disposto a fazer qualquer coisa para chegar ao topo.

Gordon Gekko

Michael Douglas ganhou o Oscar de Melhor Ator ao interpretar o papel de Gordon Gekko, que misturava ternos e gravatas extravagantes com camisas coloridas e bordões sobre o mercado.

O mais famoso dos bordões – e discutido – de Gekko sem dúvida é: “Ganância é bom”.

Posts relacionados

Comentários no Facebook